domingo, 14 de março de 2010

O inventor franco-brasileiro

A fotografia diferente do clips ou até mesmo da lâmpada teve sua invenção dividida por diversos pesquisadores, em sua maioria europeus. Compartilhando do estudo um dos outros descobriram a fotografia.
Dentre estes geniais pesquisadores destaca-se o francês Hercule Florence, talentoso desenhista, embora nunca tenha se dedicado às artes. Alistou-se como grumet da tripulação de uma fragata francesa com o objetivo de conhecer o mundo, mas ao chegar no Rio de Janeiro, permaneceu no Brasil pelo resto da sua vida.
Florence, no Brasil, sem saber de todas as descobertas que aconteciam na europa quase que simultaneamente as suas, a respeito de fotografia e impressão. Demonstrava-se angustiado por não ter o devido reconhecimento por suas inovações fotograficas, aqui no Brasil. E esse reconhecimento demorou mesmo a chegar. Por cento e quarenta anos seus estudos passaram despercebidos. Em mil novecentos e setenta e seis uma apresentação internacional em Nova York sobre fotografia, concedeu ao franco-brasileiro Florence, seu lugar na história da fotografia.

mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9rcules_Florence